segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Movimento Histórico da Ecopedagogia



estudos apresentados por Elisete, Mara, Marta, Lourdes

ECO – Do grego ‘oikos’ Casa; domicílio; Habitat.

"Desde o final dos anos 60 vem se anunciando o cenário da catástrofe global da superpopulação e suas conseqüências. Isso deu origem à consciência de que é preciso replanejar, com clareza, e de se praticar, com urgência, novas formas culturais de relacionamento produtivo do homem em sociedade e da sociedade com a natureza."
CARLOS VOGT

1972 - Estocolmo/Suécia- 1ª Conferência Ambiental: ' A paz, os direitos humanos e o desenvolvimento com igualdade' para a segurança ecológica.

1987 - Relatório ONU 'Nosso Futuro Comum' lançando o conceito de desenvolvimento sustentável.

1988 - Debate internacional sobre 'mudanças climáticas acarretadas pela influência humana'. Criação do IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

1990 - 1º relatório do IPCC confirmando a ameaça e recomendando um tratado global para a discussão do problema.

1992 - A CÚPULA DA TERRA - ECO 92

Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento.

Rio de Janeiro/Brasil De 3 a 14 de junho de 1992

Objetivo: reunir chefes de estado para buscar mecanismos que rompam com o abismo norte-sul preservando os recursos naturais da Terra.

Resultados da Eco 92:

- Convenção da Diversidade Biológica(CDB): estabeleceu metas para a a preservação da biodiversidade e para a exploração sustentável do patrimônio genético e natural, sem prejuízo de qualquer espécie à humanidade. 175 países assinaram o tratado/168 ratificaram.

- Convenção do Clima: estabeleceu estratégias de combate ao efeito estufa. Deu origem a proposta do Protocolo de Kyoto, pelo qual as nações ricas devem reduzir suas emissões de gases que causam o aquecimento anormal da Terra. 181 países participaram da convenção.

- Declaração dos princípios sobre florestas: garantiu aos Estados o direito soberano de aproveitar suas florestas de modo sustentável. O conjunto de ações e de políticas de proteção ambiental, e de recomendações de como atingir o desenvolvimento sustentável deu origem a Agenda 21. 176 países assinaram representando o consenso mundial.


Durante a ECO 92 ocorreu o Fórum Global 92, promovido por entidades da Sociedade Civil, do qual participaram cerca de 10 mil Organizações Não-Governamentais (ONG). Este fórum deu origem a Carta da Terra, outro importante documento que pauta, com olhos críticos pelos interesses legítimos da cidadania, as ações globais dos governos e dos órgãos oficiais em prol do desenvolvimento sustentável. Este movimento da Sociedade Civil foi base para outros eventos de repercussão internacional reforçando a necessidade de medidas que avaliem a questão dos limites do crescimento e as conseqüências dos modelos concentradores de produção e riqueza vigentes. Um desses eventos é o Fórum Social Mundial, que vem ocorrendo no 3º mundo, contrapondo-se ao Fórum Econômico Mundial, que acontece a uns 20 anos na Suíça, reunindo os grandes líderes a serviço do capital.



2002 - RIO + 10 - 2º Encontro da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Johannesburgo - África do Sul De 26/08 a 4/09 de 2002 -

Objetivos:1. Avaliação do progresso ambiental ocorrido na década desde a ECO 92;2. Tratar dos temas da erradicação da pobreza, da mudança dos padrões de produção, consumo e manejo de recursos naturais para o desenvolvimento sustentável.

Avaliação: Progressos desde a ECO/92:

1992/Dezembro - criação da Comissão Sobre Desenvolvimento Sustentável para assegurar o efetivo acompanhamento e monitoramento de encontros e acordos.

1997/Japão - (Rio+5) lançado o protocolo de Kyoto por 84 países comprometendo-se a reduzirem a emissão de gases na atmosfera. A partir daí várias nações vieram ratificando o documento, inclusive o Brasil (2002); percebeu-se a existência de diversas lacunas nos resultados da Agenda 21; criação do Global Environment Outlook (GEO) que busca estabelecer relatório das perspectivas sobre o Meio Ambiente Mundial; início do rascunho da Carta da Terra.

1998 - delegados dos países da América Latina iniciaram o processo de sistematização da Carta da Terra Latino-Americana, lançando uma minuta de referência na qual afirmam que a "ética impulsará a integração das dimensões social, econômica, política, ambiental e cultural, como fundamentos do desenvolvimento sustentável".

1999 - publicado o programa GEO fazendo a análise da situação desde a reunião de Estocolmo (1972) em fase de elaboração até Rio+10, projetando-se um cenário futuro até 2032.

2000 - na Holanda - publicada a versão final da Carta da Terra que inclui 4 capítulos sobre integridade ecológica, respeito e cuidado da comunidade da vida, justiça socioeconômica, democracia, não-violência e paz;

- na ONU/NY - A Cúpula do Milênio - reunião de chefes de Estado para estabelecer metas de forma conjunta para os inúmeros problemas mundiais que a humanidade deixou de herança para o Terceiro Milênio: guerras, violações aos direitos humanos, degradação ambiental, má distribuição de renda, epidemias, redes internacionais de crime, fome, etc.

2001 - Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e Caribe onde discutiram-se políticas de meio ambiente e foram selecionados temas a serem levados ao Rio+10;

- 1º Fórum Social Mundial Brasil (POA);

Temas abordados:-Mundo globalizado- Economias menores- Atenção à África- Saúde- Erradicação da pobreza- Mudanças de padrões de produção e consumo- Proteção e Gestão de Recursos Naturais- Iniciativas regionais- Governança


"Três décadas de debates sobre 'nosso futuro comum' deixaram algumas pegadas ecológicas, tanto no campo da economia quanto no campo da ética, da política e da educação, que podem indicar-nos um caminho diante dos desafios do século XXI. "

GADOTTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário