segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

ECOPEDAGOGIA E OS DESAFIOS À EDUCAÇÃO


A INTER E A TRANSDISCIPLINARIDADE

estudos apresentados por ELISE, LEILA, MICHAELA E GUILHERME

Com as problemáticas do meio ambiente (natural e social) e as preocupações em preservar,
em defender a qualidade da Vida, torna-se mais popular as relações entre o organismo vivo e o seu ambiente:
- A Ecologia -
As campanhas se intensificam e as reflexões desencadeiam movimentos sociais para o desenvolvimento da consciência de cidadania local e global, da ampliação da participação política
e da luta pela organização autônoma da população. Mais do que nunca torna-se necessário a dinâmica da interdisciplinaridade.
A preservação da vida não é exclusividade de um técnico ou de uma área especializada.

Sua defesa depende do conjunto da população. A busca de alternativas para o seu cuidado deve acontecer no cotidiano da prática social e deve envolver todas as instâncias da sociedade.
Todos devem contribuir com seus conhecimentos, habilidades e atitudes para a superação das problemáticas, para a socialização e racionalização dos bens da humanidade.
Trabalhar e aprender juntos – Eis o grande desafio!
A ideologia a que somos condicionados de ‘cobrar’ de alguém resultados
– governo, chefia, especialistas, etc.,
fragmenta as responsabilidades de modo que chegamos a não acreditar em soluções.
Mesmo com essa necessidade a que estamos condicionados

- de uma centralização na coordenação dos trabalhos -

o fazer juntos num movimento interdisciplinar acontece.
Porém, urge a necessidade do desenvolvimento de um processo que vai mais além

– A Transdiciplinaridade.
Segundo Basarab Nicolescu (in Weill: 1993) o primeiro a usar o termo "transdisciplinaridade" foi Jean Piaget na década de 70, dando a seguinte definição:

"No estágio das relações interdisciplinares, podemos esperar o aparecimento de um estágio superior que seria transdisciplinar, que não se contentaria em atingir as interações e reciprocidades entre pesquisas especializadas, mas situaria essa ligações no interior de um sistema total sem fronteiras estáveis entre as disciplinas".
www.autonomia.com.br/proposta/transdisciplinariedade.php

A Interdisciplinaridade
reúne os sujeitos aprendentes para conhecerem as informações, até então fragmentadas, construindo novo conhecimento e permitindo uma compreensão globalizada para interagirem nas questões.
Há uma mudança de paradigma do trabalho individual para o de equipe.
A Transdiciplinaridade
fortalece uma rede de relações em múltiplas dinâmicas e ações abertas para o conhecimento e solução das problemáticas.
Há o reconhecimento da interdependência de todos os fenômenos da realidade.


" A transdiciplinaridade é complementar à abordagem disciplinar;
ela faz emergir do confronto das disciplinas novos dados que as articulam entre si; e ela nos oferece uma nova visão da Natureza e da Realidade.

A transdisciplinaridade não busca o domínio de várias disciplinas,
mas a abertura de todas elas àquilo que as atravessa e ultrapassa".
Artigo 3, Carta da Transdisciplinaridade, 1994, B.Nicolescu.


“Esta perspectiva inaugura um novo jeito de ver o mundo,
um novo jeito de pensar o ensinar e aprender.”
Morin (2001: 15)

A Ecopedagogia comunga com este jeito de Conviver compartilhado,

que se fortalece no Fazer do diálogo intercultural

e se abre á singularidade e á integralidade do Ser.

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