CUIDADO

O conceito da Ecopedagogia foi criado por Francisco Gutiérrez, estudioso de Paulo Freire, e segue os princípios da “Carta da Terra”, documento lançado em 2000 pela Unesco, adotado pela ONU em 2002, pelos Direitos da Vida do Planeta, com o mesmo valor da Declaração dos Direitos Humanos, e amplamente divulgado após a ECO 92 no Brasil. 

Quais os enfoques do cuidado?

  • O Instituto Ecofuturo publicou ações premiadas de educadores que trabalham com conceitos movimentados pela Ecopedagogia, como o cuidado, cidadania planetária e sustentabilidade, em sua comunidade escolar. São relatos de ações locais que fazem grande diferença, cujas pessoas são e realizam o que disse  Gandhi, “as mudanças que queremos ver no mundo”.                                    O Instituto Paulo Freite oferece a publicação pelo link: http://www.paulofreire.org/wp-content/uploads/2012/CCP_Mat_Ref_Livros/SaberCuidar.pdf
  • Para Leonardo Boff  o cuidado é visto para além de atos dos seres humanos, ele está em todas as situações expressas com sentimento: “que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro”. Para o autor o cuidado é a raiz primeira do ser humano antes que faça qualquer coisa, um modo-de-ser que revela a maneira concreta de ser humano. Link para o livro:  http://cursa.ihmc.us/rid=1GMSLFWNB-5RXV9C-GSQ/Saber%20Cuidar%20-%20Etica%20do%20Humano.pdf
  • Uma poesia: um sentimento...

  • 2ª edição do Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade - "Para Bernardo Toro, grande filosofo e educador colombiano, o domínio da leitura e da escrita está no topo da lista das sete competências definidas como essenciais para que crianças e jovens atuem de forma vigorosa no século XXI. Dentre as quais está também a capacidade de entender e atuar em seu entorno social. E afirma: “para que seja eficiente e ganhe sentido, a educação deve servir a um projeto de sociedade como um todo”. Este é um foco prioritário de atuação dos projetos do Ecofuturo, que tem no Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade um momento de destaque e valorização para os projetos desenvolvidos por educadores de escolas públicas e privadas do país.Com esta segunda edição, reafirmamos nosso compromisso em cooperar com os esforços empreendidos pela sociedade, em especial a comunidade escolar, para que esta geração seja capaz de aprender, argumentar e comunicar-se com gosto e competência sobre conteúdos relacionados à sustentabilidade em seu sentido mais amplo.Parabéns e obrigado aos professores que aceitaram o convite de compartilhar com o Ecofuturo e com o Brasil suas ideias de educação por um mundo melhor, aqui e agora.   Daniel Feffer, Presidente do Instituto Ecofuturo