segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

ECOPEDAGOGIA E A EDUCAÇÃO POR PROJETOS


estudos apresentados por ENIDES, MÁRCIA, MARCIA, MICHELE

O método de projetos é geralmente considerado um meio pelo qual os estudantes podem desenvolver independência e responsabilidade, prática social e modos democráticos de comportamento. É a consolidação de um novo paradigma educacional em que prevaleçam a ética, a reflexão, o diálogo e a ação para a formação de cidadão críticos e cuidadores na transformação do seu meio ambiente.
É um processo de construção do conhecimento onde o estudante fala, explica, argumenta, ao mesmo tempo que manipula, desenha, interpreta, comunica, discute o seu ponto de vista com os outros. Percorre assim quatro momentos importantes:
a)Formula a pergunta mais adequada;
b)Faz a investigação;
c)Responde à pergunta;
d)Comunica o que vê ou pensa.
Um projeto educativo é um plano de trabalho integrado, estruturando a partir de interesses e necessidades compartilhados por educadores e educandos, de forma organizada e intencional, visando satisfazer necessidades e resolver problemas reais.
Tereza Tortorelli de Lorenzo, educadora Argentina
UMA PROPOSTA QUE VEM AO ENCONTRO DAS NECESSIDADES E TEMAS ATUAIS:
•PROTAGONISMO
•INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE
•TRABALHO EM EQUIPE
•REDE DE TRABALHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário