quinta-feira, 8 de abril de 2010

O QUE É ECOBIOLOGIA HOLÍSTICA?

Eco: casa, ambiente.
Biologia: conhecimento da vida orgânica.
Holístico: inteiro harmônico.
Ecobiologia holística significa saber viver com qualidade superior a própria vida em osmose com o ambiente naturístico.

Já possuímos hoje muitos meios e competências para entender a Terra que nos hospeda, visto que convive conosco, como uma segunda pele, em um constante útero de sobrevivência. Devemos entender o clima em seu ciclo vital e saber conjugar as nossas exigências de alimento, casa, vestuário... na ordem contínua e aberta da reciclicidade sempre reversível e interativa.

Isso significa, por exemplo, produzir alimentos saudáveis na estação certa, cultivados na própria horta ou pomar, colaborando e trabalhando esta Terra que produz flores, frutos, alimentos de saúde e de cura. Portanto, ter uma relação organísmica entre corpo, alimento e natureza. Saber tratar e viver a terra como o próprio corpo ampliado.

A ecobiologia holística ensina o homem a como conectar o macrocosmo vivente ao microcosmo cotidiano, não somente para salvar os recursos biológicos não facilmente renováveis, mas para viver um estilo bio-orgânico causando o mínimo impacto ambiental e favorecendo com limpa criatividade e produtividade o habitat naturístico.

O ambiente nos causa e nós causamos o ambiente. Como consequência, é preciso entrar nessa visão para nos tornarmos responsáveis competentes e para obtermos uma interatividade nativa. Isso consente ao homem uma relação de melhor saúde, de superior espiritualidade com o princípio da vida e um qualificado humanismo de recíproco respeito entre pessoas e povos.

A ecobiologia holística propõe construir sem destruir, saber usar técnicas de construção, energia orgânica e uma confortável bioarquitetura segundo logística de sanidade do corpo, higiene da mente e transparência viva com a natureza. Portanto, significa saber viver com qualidade superior a própria vida junto ao ecossistema naturístico. Saber se inserir em um projeto já operativo daquilo que é a natureza.

Trechos extraídos e adaptados da matéria Artel: projetto ecobiologia, publicada na revista Nuova Ontopsicologia. Roma: Psicologica Ed., ano XXI, n. 2, 2003. pp.80-83.

13.11.2009
http://blogs.abril.com.br/ecobiologia
postado por Tom, às 13:33

Nenhum comentário:

Postar um comentário