segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Ecopedagogia e os Atores Sociais


A Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Esteio/RS realizou, através do Serviço de Proteção e Atenção Integral às Famílias (PAIF), reflexão e debate sobre o meio em que vivem, proporcionando organização de um passeio e vivência na Quinta da Estância Grande na cidade de Viamão. http://www.quinta-da-estancia.com.br/
Os atores sociais se relacionam no cotidiano da família, do trabalho, da comunidade. Portanto, torna-se necessário trabalhar, também na área social, uma metodologia que promova o sentido das coisas a partir da vida cotidiana que envolve o meio social, cultural e natural.
Assim, foi trabalhado com as famílias em situação de vulnerabilidade a geografia, a história e suas relações, no social e com a natureza na cidade. Após a vivência em local que integrou ambiente social e natural todos participaram em novo encontro quando foi feita avaliação da experiência que integrou educação, ecologia e lazer.
A ecopedagogia resulta da reflexão acerca das condições ambientais, culturais e sociais, configurações institucionais e engajamentos radicais pela alteração dos aspectos que deterioram a vida.
Aloísio Ruscheinsky
Doutor em sociologia pela USP e professor do Programa de Pos-graduação em Ciências Sociais Aplicadas Unisinos.
A Ecopedagogia e os atores sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário