quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Nascentes Urbanas - belezas a serem tombadas e cuidadas

Um belo trabalho de cuidado a conhecer e divulgar.

Clic no link e veja os slides.
http://pt.slideshare.net/deisenascimento/projeto-final-nascentes-urbanas

O Projeto Nascentes Urbanas objetiva a recuperação de áreas urbanas degradadas com plantio ciliar e preservação de córregos e nascentes das Bacias do Ribeirão das Pedras, Córrego da Fazenda Monte d'Este, Bacia do Ribeirão Anhumas, Setor de Drenagem do Rio Atibaia e Bacia do Ribeirão Quilombo, situadas na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos URGH5 e plantio ciliar de trechos do Rio Atibaia situadas dentro do Distrito de Barão Geraldo e Paulinia, Campinas/SP. 

Em 2014 teve início em Canoas o Plano Biodiversidade para uma cidade sustentável por onde se espera ver esta preservação e recuperação alavancar.  Nas primeiras ações não se vislumbram  explicitadamente tais metas como em São Paulo, porém acreditamos que fazem parte e estaremos acompanhando mais materiais e os avanços.

http://oldsite.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/119299

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Falando em cuidado, nova era e ética.


"A quarta fonte (da ética) é o cuidado, 
fundado na razão sensível e na sua expressão racional, a responsabilidade. 
O cuidado está ligado essencialmente à vida, pois esta, sem o cuidado, não persiste. Daí haver uma tradição filosófica que nos vem da antiguidade (a fábula-mito 220 de Higino) que define o ser humano como essencialmente um ser de cuidado. 
A ética do cuidado protege, potencia, preserva, cura e previne. 
Por sua natureza não é agressiva e quando intervem na realidade o faz tomando em consideração as consequências benéficas ou maléficas da intervenção. 
Vale dizer, se responsabiliza por todas as ações humanas. 
Cuidado e responsabilidade andam sempre juntos.
     Essa ética é hoje imperativa. 
O planeta, a natureza, a humanidade, os povos, o mundo da vida (Lebenswelt) estão  demandando cuidado e responsabilidade. 
Se não transformarmos estas atitudes em valores normativos dificilmente evitaremos catástrofes em todos os níveis. Os problemas do aquecimento global e o complexo das varias crises, só serão equacionados no espírito de uma ética do cuidado e da responsabilidade coletiva. 
É a ética da nova era.
     A ética do cuidado não invalida as demais éticas mas as obriga a servir à causa maior que é a salvaguarda da vida e a preservação da Casa Comum para que continue habitável."
http://www.humaniversidade.com.br/boletins/etica_leonardo_boff.htm
     Leonardo Boff é autor de Saber cuidar. Etica do humano, compaixão pela Terra, Vozes

Tempo de se cuidar e fluir


Estamos numa nova Era.
É a Era do cuidado, de si mesmo e do meio.
Estamos reciclando conhecimentos, crenças, pensamentos, sentimentos...
Nem todos estão sintonizados com a mesma compreensão. Cada pessoa é única e está vivenciando este momento com a sua consciência.  Alguns são tocados pelo susto, outros pelo amor.  Vamos nos permitir a atenção e a presença no agora.

"O início do século XXI caracteriza-se por uma mudança no patamar de consciência ecológica. Bilhões de seres humanos aprenderam que são parte de uma espécie cujas atividades influem sobre o planeta e alteram o rumo da evolução. Descobriram a existência da crise climática planetária e de seu papel na evolução. Nos últimos anos, houve um crescimento vertiginoso na consciência sobre as questões ecológicas em diversos públicos e segmentos sociais e nas práticas ambientais de indivíduos e organizações." 
(http://www.ecologizar.com.br)


Tudo indica que as constantes alterações que estão ocorrendo, não só com o clima que se verifica em todo o planeta, mas também com o comportamento das pessoas, - e isso salta á vista, - já seja uma conseqüência desta “Nova Energia”, que, gradativamente está assumindo o controle. “Algo de grandioso e de forma supimpa está acontecendo nesta nave chamada Terra.”
(http://www.luzdegaia.net)


"Enquanto evoluímos, notamos como estamos cientes que estamos cuidando de nós mesmos, dos outros e de Gaia. Podemos ficar mais chocados com aqueles que tratam as formas de vida descuidada e desrespeitosamente. Podemos querer sacudi-los para que se soltem do seu egoísmo. E, no entanto, eles também têm escolha. Ao fazermos o que é mais amoroso a todos de Gaia, nós afetamos como os outros se comportam. Pode ser um processo lento, mas nunca duvide do efeito que temos sobre os outros enquanto permanecemos em nossa própria Integridade e respeito por toda a Vida. Estamos trazendo uma nova Consciência à Terra apenas ao sermos despertos e autênticos. Quando compreendermos plenamente que somos Um com toda a vida, deixaremos a consciência que diz que somos os regentes da Terra. A Terra não está aqui para a governarmos ou termos poder sobre ela. Ela é uma parte nossa. Como a amamos é como nos amamos e ao outro."
(https://rayviolet2.blogspot.com.br/2016/06/entregando-se-e-fluindo-com-o-que-e.html)



Vamos dar atenção e cuidado ao nosso Eu, e espalhar os cuidados entre nós. É um convite para evoluir e harmonizar.
Isto lembra uma lição que vem de uma criança:

Um pai, cujo filho pedia sua atenção, para entretê-lo, recortou o mapa do mundo em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva transparente, entregou à criança dizendo para consertar a imagem. Calculou que a criança levaria algum tempo tentando ou desistiria, procurando algo mais atraente para brincar. Passado algum tempo o filho lhe mostrou a imagem do mundo totalmente recomposto. Os pedaços haviam sido colados nos seus devidos lugares. Impressionado o pai pergunta ao menino como havia feito aquilo, como consertou o mundo sem ajuda, e a criança respondeu: - Eu não sabia como era o mundo, mas, quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que, do outro lado, havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era; quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

É preciso cuidar...


QUE SAIBAMOS CUIDAR...
Enquanto caminho no tempo que tenho, na história que eu faço, em meu viver e sonhar. 
Contemplo a vida que Deus semeou em todo o universo, e que é pra gente cuidar. 
O mar e as estrelas, as aves que voam a planta e a flor. 
O ar que eu respiro, a ternura e o sorriso me falam do AMOR.

Que saibamos cuidar da vida que há dentro da gente e em todo lugar. 
Que saibamos cuidar da vida que há na terra e no mar.

E quando caminho no meio do povo, por campos e ruas de nossas cidades. 
Vejo no rosto de tantos pequenos as marcas da dor e que é preciso curar. 
Estendendo as mãos como fez o mestre que a paz nos deixou. 
Levar a esperança unindo as vozes no mesmo cantar.
Letra de Pe Osmar Coppi

terça-feira, 7 de junho de 2016

Antônimo de Cuidar

A palavra CUIDAR é utilizada no ponto de vista deste blog para indicar uma ação importante e necessária, no nosso dia a dia, em todas as formas de relação no ambiente. Esta escolha é para destacar o necessário cuidado com o seu antônimo, que muito está a acontecer. São eles: descuidar, negligenciar, desleixar, desprezar, relaxar, despreocupar, desatender, postergar, desalinhar, desarranjar, desmantelar, deszelar, desaprimorar...  

Como está nossa AÇÃO no atual contexto?
A Educação Ambiental visa desenvolver de forma integrada e integral a percepção do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, considerando os diversos aspectos a que está sujeito. (Lei 9795/99).

E o Descuido Ambiental é uma problemática social e ambiental.

Infelizmente este vídeo não é somente um inocente desenho animado para sensibilização. Vejamos a realidade abaixo.


De três a quatro vezes por dia o caminhão faz esta entrega.

Nossa produção de resíduos cada dia aumenta mais e, enredada no contexto local, provoca uma série de necessidades, todas elas voltadas para a sustentabilidade.
O descarte de maneira adequada se torna cada vez mais imprescindível, pois, se o material for dispensado de forma inconsequente, se transforma em lixo causando enormes impactos sociais e ambientais. 
O exemplo acima mostra uma triste realidade que causa diversas e sérias consequências para a vida num todo.

Os resíduos secos e orgânicos misturados se transformam em contaminantes. 

Por isso é MUITO IMPORTANTE e URGENTE que materiais sejam separados lá no seu início de uso e consumo. O que sobra deve ser acertadamente encaminhado para destinos corretos e diferenciados. O caminhão da reciclagem encaminha para cooperativas de trabalho, e, o caminhão do lixo, irá levar o que restou para um aterro sanitário. 
Espera-se que, cada vez mais, este último tenha seu percentual reduzido de movimentação para a saúde do Planeta, num todo.
Vejamos abaixo a separação de alguns materiais:



A qualidade da água que bebemos, do alimento que consumimos, do ar que respiramos, do espaço que circulamos, está diretamente ligada a forma como estabelecemos nossa relação com o ambiente, o qual todos somos responsáveis.
Não podemos ser inconsequentes.



(imagens retiradas da internet)