sábado, 15 de setembro de 2012

Educação Socioambiental

A Ecopedagogia surge com a proposta de educação, que se torna urgente em todas as áreas, integrada ao ecológico e ao social, construindo uma cultura voltada para o cuidado com o meio.
A preocupação com o ambiente surgiu em decorrência da crescente deterioração da natureza e do seu uso imprudente e sem medidas.
Porém, MEIO, também, envolve a forma como o indivíduo e a sociedade estabelecem, através dos valores e das relações, seu ambiente. 

O ambiente social está claramente sob vários riscos.


Sua dinâmica, com o avanço científico e tecnológico, acelerou os fatos que afetam os vários meios. O processo de degradação do ambiente é proporcional ao crescimento quantitativo e qualitativo da humanidade.
Já a modificação do meio veio ao encontro da adequação ás necessidades do ser humano - de uma parcela da população, chegando num ponto em que as agressões se espalharam na natureza, em todas as suas espécies e formas.

É recente a compreensão da sociedade sobre a direta relação de proteção ao meio com a própria sobrevivência, surgindo daí o termo desenvolvimento sustentável, que não se refere somente ao crescimento econômico, mas a todo e qualquer crescimento cujo processo seja sadio.
 Está se questionando (criticamente e a tempo?) as relações capitalista, consumista, descartável, presentes nas comunidades, que atingem o meio como um todo, não somente o natural.

A ecopedagogia propõe uma educação que inaugure um novo paradigma de crescimento e progresso, cujo conhecimento, alicerçado no respeito, no cuidado, na preservação e prevenção, observe a realidade na sua complexidade, provoque ação ético-política de enfrentamento às problemáticas socioambientais que destroem o bem viver, e reorganize o meio.

Imagens da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário