sábado, 28 de janeiro de 2012

$USTENTABILIDADE VIROU MODI$MO?

Muitas vezes relacionamos patrimônio com $, desconsiderando o valor natural e histórico que temos ao nosso redor. A crise de valores em que encontramos traz resultados diversos ao qual, ainda, não temos dimensão dos problemas que estão nos causando.
Num encontro de amigos no primeiro dia de 2012, em Caxias do Sul/RS, um dos assuntos partilhados foi uma araucária centenária no terreno da festa. Linda, a copa formava uma circunferência que cobria todo seu terreno e avançava para os terrenos ao lado. As crianças abraçaram a velha árvore e sua filha, com cerca de 20 anos. Dá para se ver a diferença no tronco e na altura.

Porém, naquela mesma semana, em 05/01/12, a árvore tombou. A araucária faz parte do Bioma Mata Atlântica cuja lei nº 11.428 /2006 dispõe sobre sua proteção. Apenas cerca de 7º desta mata ainda existe e 1º do bioma é araucária. Os terrenos onde se localizavam as araucárias se tornaram espaços de interesse econômico, sobrepondo-se ao interesse de conservação e proteção, apesar das novas leis. A preservação dos remanescentes nem sempre é o suficiente para a sustentabilidade do ecossistema, porém o tombamento de árvore de cem anos deveria ser muito avaliada antes de ocorrer.


http://ra-bugio.org.br/downloads/cartilha_mata_atlantica.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário