sábado, 28 de janeiro de 2012

Cidadania: Eu existo, nós existimos, e formamos esta cidade.

No dia 03/11/11 a equipe do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social-Canoas/RS realizou reflexões para seu Projeto Político Pedagógico (PPP). O CREAS tem como objetivo fortalecer a rede social de apoio às famílias assegurando a proteção social imediata e o atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violação de direitos e/ou violência, visando sua integridade física, emocional e social, prevenindo o abandono e a institucionalização, contribuindo no combate a estigmas e preconceitos, fortalecendo vínculos e a capacidade de proteção da família.
 O texto desta data - UBUNTU : Eu só existo porque nós existimos, apresentado pelo Professor Rodrigo, propõe reflexões à equipe sobre um termo novo para todos: " Ter ou ser Ubuntu é lutar contra qualquer tipo de discriminação, ter cidadania ecológica, se esforçar para melhorar a vida do outro, participar da vida do outro, respeitar a opinião alheia, e não humilhar e oprimir. É ser e estar em sociedade, sendo humano e agindo e interagindo com outros seres humanos." Fonte: Fundação Cultural Palmares/Professora Fatima Reis.

O Professor Rodrigo discorre sobre a proposta Ubuntu, uma palavra de muitos significados e que expressa valores de uma cultura as quais, na nossa sociedade, precisamos rever. E, neste momento de construção coletiva de uma equipe que atende variedades de conflitos e violações, é primordial fortalecer a capacidade de entender e aceitar o outro de forma aberta, despidos de quaisquer julgamentos e de buscar pelo apoio necessário na realização de suas ações. Conhecer o UBUNTU, esta forma de ver o mundo de maneira holística e integradora, é um exercício importante para o PPP. O conceito do Ubuntu enfatiza a necessidade da união e do consenso nas tomadas de decisões.

As demandas e questões sociais que surgem no CREAS requerem ações e iniciativas dos profissionais que vão além das necessárias ações preventivas, educativas e assistenciais. Requer a defesa de direitos humanos na situação de violação, requer o apoio no combate às situações ilegais, a busca da justiça social para um ambiente seguro, com qualidade e dignidade. Assim, é necessário o efetivo exercício da cidadania, com envolvimento de uma rede de pessoas e instituições, com tratamento justo a todos os envolvidos, buscando  a reversão das situações, a revisão de valores e novas ações e relações, para a construção de uma sociedade melhor. 
Ações locais contribuem com a ampliação da Cidadania Planetária - as pessoas vão adquirindo a consciência da sua responsabilidade com o ambiente em que vivem, com o desenvolvimento da sociedade em que se inserem, com a necessidade de se associarem para construir um mundo melhor.

Para ler o texto utilizado pelo Professor Rodrigo acesse o link
http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3691&secao=353
UBUNTU - uma forma ética de conhecer e de ser em comunidade.

Um comentário:

  1. Prezado profissional,

    A Maxiambiental treinamentos, empresa especializada em treinamentos na área ambiental, estará realizado um curso sobre EIA/RIMA - Estudo e Relatório de Impacto Ambiental em Manaus/AM.
    Gostaríamos de solicitar que por gentileza as informações sobre o curso que seguem abaixo sejam disponibilizadas no blog do Eco Pedagogia para visualização pelos profissionais.

    Agradecemos a atenção e colaboração!
    Atenciosamente
    Angela
    Dpto de Marketing
    Maxiambiental Treinamentos

    _________________________________________


    EIA/RIMA - Estudo e Relatório de Impacto Ambiental em Manaus/AM
    Datas: Dias 17 e 18 de Março de 2012
    Local: Hotel Adrianópolis
    Informações pelo e-mail cursos@maxiambiental.com , pelo site www.maxiambiental.com ou pelo telefone: (41) 3359-4081
    Inscrições pelo site www.maxiambiental.com

    ResponderExcluir