domingo, 15 de maio de 2011

O Código Florestal Brasileiro

A LEI Nº 4.771, de 15 de Setembro de 1965 institui o atual Código Florestal Brasileiro e está em grande debate. Acompanhe, pois tem a haver com seu meio natural e social.

SOB O PONTO DE VISTA DOS AMBIENTALISTAS:

No endereço abaixo você pode baixar a cartilha "Código Florestal: Entenda o que está em jogo com a reforma de nossa legislação ambiental"
http://www.wwf.org.br/informacoes/?27443/Codigo-Florestal-Entenda-o-que-esta-em-jogo-com-areforma-de-nossa-legislacao-ambiental
O coletivo de organizações não-governamentais ambientalistas SOS Florestas lançou em janeiro de 2011 a cartilha Código Florestal: Entenda o que está em jogo com a reforma de nossa legislação ambiental. A publicação busca explicar, com argumentos técnicos, científicos e históricos, as principais consequências das mudanças propostas pelos deputados ruralistas ao Código Florestal.
Com o documento, o SOS Florestas procura levar para parlamentares, imprensa e cidadãos brasileiros um debate que vem ocorrendo em portas fechadas, de forma tendenciosa sem ouvir o movimento social, especialistas e academia. A cartilha será distribuída para parlamentares e tem sua versão eletrônica disponibilizada na íntegra no site do WWF-Brasil.
A cartilha é amparada por diversos estudos científicos que foram ignorados na elaboração do projeto de mudanças no Código Florestal apoiado pelos ruralistas. Demonstra que as mudanças causariam devastação da cobertura florestal às margens de cursos d’água, contribuindo para o assoreamento do leito dos rios, aumentando a velocidade de escoamento das águas, provocando erosões e enxurradas.
Fazem parte da frente SOS Florestas as ONGs Apremavi, Greenpeace, Imaflora, Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Socioambiental (ISA) e WWF-Brasil.

SOB O PONTO DE VISTA DOS RURALISTAS

No endereço abaixo você pode acompanhar tal posição pelas postagens de um Engenheiro Agônomo e baixar o texto que apresenta porque mudar 'Uma lei que não funciona".
http://www.codigoflorestal.com/
"...uma espécie de roteiro básico que possa orientar pessoas que nunca ouviram falar no tema código florestal, ou que não sejam familiarizadas com o assunto, ou que estejam tentando escapar das fontes convencionais (ONGs verdes ou ruralistas) possam entendê-lo, conhecer suas contradições e os principais conflitos de aplicação da lei, podendo assim formar uma opinião consubstanciada e mais ou menos imparcial sobre elaO texto também mostra porque (e como) chegamos onde estamos, fala sobre o início e o desenvolvimento do entrevero político que resultou na aprovação do Relatório Rebelo e dá alguma perspectiva do que deve acontecer daqui para frente."

Um comentário:

  1. Pelo que li do novo código acho qye estão invertindo a ordem das coisas.Estas representações ambientalistas citadas no artigo devem defender interesses impúrios e equivocados sobre os problemas ambientais brasileiros.Se procurarem de onde vem esses ambientalistas, vem de interesses internacionais de ocupar nossas áreas de preservação para benefício p´roprio e impedir o crescimento econõmico do Brasil.Gostaria que todos lêssem o novo código e apontem onde é que compromete a cobertura florestal e os cursos d'agua.Meio ambiente e agrucultura são de vital importância para o ser humano por isso tem que andar em parceria.A sustentabilidade, pelo que li é a ãncora que rege o novo còdigo.Garantia da vida e do progresso da nossa nação.espero que estes que se dizem ambientalistas vão cuidar de suas casas e deixem nosso país que sabemos muito bem como cuidar, afinal provamos isso com nossas riquezas ambientais preservadas até hoje.leias o c´digo e não acreditem em pessoas que não souberam cuidar dos seus ambientes naturais e estão com olho bem gordo nas nossas riquezas.

    ResponderExcluir