quinta-feira, 11 de maio de 2023

Ecologia Integral

 O conceito de ecologia integral é "o ponto central da construção teórica e prática da Laudato Si". Receio que ela não seja entendida pela grande maioria, colonizada mentalmente apenas pelo discurso antropocêntrico de ambientalismo, dominante nos meios de comunicação social e infelizmente nos discursos oficiais dos governos e das instituições internacionais como a ONU. Como o novo paradigma sugere, todos formamos um grande e complexo todo".     Leonardo Boff

https://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/ecologia-integral-a-grande-novidade-da-laudato-si-qnem-a-onu-produziu-um-texto-desta-natureza-entrevista-especial-com-leonardo-boff/543662-ecologia-integral-a-grande-novidade-da-laudato-si-qnem-a-onu-produziu-um-texto-desta-natureza-entrevista-especial-com-leonardo-boff

A encíclica Laudato Si' foi lançada em maio/2015 pelo Papa Francisco alertando para cuidado urgente com o meio ambiente, com os seres humanos, o Planeta num todo, a Nossa Casa Comum. 

Nos anos 70 o movimento ambiental ampliava debates iniciando com as Conferências Mundiais. Nos anos 80 relatórios alertaram para os riscos ambientais. Em 1992, na ECO/92 realizada no Brasil, foram lançadas diversas propostas, a Carta da Terra, a Agenda 21, porém, a partir desta Conferência, nas suas edições seguintes, avaliavam-se poucos avanços em relação ao volume e rapidez das problemáticas ambientais surgindo. 

Em setembro de 2015 a ONU lança a Agenda 2030 com 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável - ODS, pois as mudanças climáticas já estavam instaladas na natureza com resultados preocupantes ocasionando problemáticas não só naturais, mas sociais e econômicas. 

A preocupação com degradação em todas as áreas já tinha levado o Papa Francisco a lançar 'Louvado Seja', inspirado em São Francisco de Assis, num apelo pelo CUIDADO com a vida sagrada. É preciso, mais do que nunca, VER, JULGAR (refletir) e AGIR. É preciso motivação e compromisso urgente com o CUIDADO. A abordagem deve ser integral, holística, pois a crise não é separada, é socioambiental, reforça o Papa. 

E a AGENDA 2030 com os 17 objetivos veio ao encontro desta abordagem, integrando as questões social, ambiental e econômica, baseando-se em pessoas, planeta, parcerias, paz e prosperidade - os seus cinco princípios orientadores. Se passaram 8 anos, vamos chegar a 7 anos da data estipulada pela agenda e há muito o que fazer para atingir os objetivos, que, por sinal, ainda não são conhecidos por muitos. O que falta para reverter o que está aí?

Em outubro/2022, ainda com o mundo passando pela triste problemática ambiental da pandemia, foi lançado o Filme Documentário A CARTA pelo Vaticano. O Papa Francisco querendo reforçar o debate envia uma carta para quatro lideranças: indígena (da Amazônia), refugiado climático (Senegal), ativista juvenil (Índia) e um casal de cientistas (Havaí), reunindo-os para um diálogo na diversidade sobre as questões que vivenciam e sobre o que está acontecendo pelo mundo, dando voz a quem AGE pela natureza, para cada vez mais dar a voz a quem não tem voz, sendo a CARTA UM CONVITE PARA TODOS SERMOS VOZ DA NATUREZA.

Encíclica significa 'circular' mensagens. A Carta Encíclica Fratelli Tutti é o símbolo da urgente mensagem de cuidado e ação ecológica que necessitamos. Fraternidade, Amizade Social e Comunhão pela Natureza.

Convidamos para assistir, se unir, para juntos agir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário