sábado, 30 de janeiro de 2021

MOMENTOS DE TRANSIÇÃO

Transição é passagem.

São momentos significativos na andança de uma alma, de uma vida.

Não é a virada de página, mas o conjunto de momentos que causam tal virada.

O quanto nos damos conta das transições em nossas vidas?

O mundo gira, a cada dia, o próprio dia, é cheio de transição, uma passagem para a noite e para um novo dia.

Para ilustrar este contínuo momento numa vida vamos ver como Léo Buscáglia discorre na fábula 'A História de uma Folha' sobre vida e morte, uma transição, naquela que uma das árvores que mostra seu diferente esplendor nas estações - o Plátano.  

As mudanças, naturais, são necessárias para o crescimento e a evolução.

Para o nascimento de uma criança - outro exemplo - uma mãe vive constantes mudanças em seu corpo, que concebe uma nova vida que chega.

Para esta criança o nascimento é o momento exato na virada da página do livro onde inicía a escrita de sua história. São rápidas e notórias mudanças físicas nos primeiros anos, cheios de graciosas aprendizagens motoras.

A infância vai desenvolvendo a socialização, e, a cada ano, a cognição e a percepção, trazendo para a vida repletas novidades e o advento da produção.

Na puberdade, há a puberdade, pouco a pouco o amadurecimento vai se estabelecendo. Quantas mudanças! A adolescência chegando, abrindo ritos de passagem para a juventude que, por sua vez, vai se estabelecendo, com tantos sentimentos, sensibilidades, emoções, sonhos, desejos,... 

Que ebulição na transição para a vida adulta! Ela que traz tantas responsabilidades, tantas urgências e correrias. Chegou o momento para começar a se assumir e de assumir as escolhas, de se comprometer, e de enfrentar os conflitos que tudo isto traz. 

O pequeno mundo familiar, e depois escolar, se abre para um universo de coisas, fatos, espaços,...

Transição, transitar, trânsito... Complexidade, expectativas, medos e enfrentamentos: múltiplas possibilidades, desistências, mudanças de rumo, retomadas, ir e vir, despedidas, cobranças, cuidados,...

E a vida acontece. A vida aparece. A vida anda... A vida voa....

A expectativa de vida do brasileiro está indo para os 80 anos. Perto do 60 a vida produtiva vai sofrendo outra transição. Devido ao corpo, devido ao mercado, devido as experiências, devido as necessidades, devido as escolhas...

Conforme o dito popular se dobra o 'cabo da boa esperança'. A aprendizagem é como levar a vida idosa. Outros cuidados, outras expectativas e esperanças. Tempo de 'travalhar', de ter tempo, de fazer acontecer com calma, de olhar para a trajetória, de ter saudades e tudo que isto traz. 

Se chegamos nesta etapa somos ricos de coisas para recordar e agradecer.

Ali na frente tem mais uma importante transição individual para a qual, na grande maioria, não estamos preparados. Mas vai acontecer, é certo!

O que ocorre neste momento especial das nossas vidas, da humanidade, é que a partir de toda uma trajetória individual e na história geral de transições, estamos vivendo outra grande transição no Planeta, biológica e cultural. A reflexão aqui seguiu do novo para o velho, mas chegamos todos, independente da idade de cada um, no cabo da 'boa esperança' em termos de Transição Planetária. Fala-se da mudança do velho para o novo. Vivemos nossas transições pessoais numa espaço de tempo que faz parte de um velho mundo, uma transição maior, geral, constante, universal.

https://futurotopia.com/2020/03/20/momento-de-transicao/

Um tempo de contaminação e incertezas porque, apesar de toda uma vida de crescimento, também, fomos capazes de ter condutas prejudiciais e nocivas neste velho mundo.

Conforme Fernando Sabino de tudo ficaram três coisas: a certeza de que estamos sempre começando; a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que podemos ser interrompidos no meio do caminho.

E neste caminho o quando contribuímos para o equilíbrio e transição para um Novo Mundo com a certeza de nossos bons costumes e ética do cuidado?


Nenhum comentário:

Postar um comentário