domingo, 23 de agosto de 2015

Um Bulling Familiar

24 de Agosto é o Dia da Infância, data instituída pela UNICEF com a finalidade de promover a reflexão sobre as condições da vida das crianças em todo o mundo: afetivas, sociais, econômicas, educacionais...

Nesta mesma semana completam-se cinco anos da lei  de Combate à Alienação Parental - 12.318/2010** - que veio contribuir com a garantia do direito a Convivência Familiar e Comunitária saudável às crianças e Adolescentes.


Alienação parental é crime pela ação de interferência na formação psicológica de criança ou adolescente.


O termo é utilizado quando um dos pais tenta denegrir a imagem do outro a ponto de criar sintomas prejudiciais ao emocional da criança. Geralmente isto acontece entre casais separados cuja relação mal resolvida e conflituosa prejudica diretamente os filhos. Mas, também, pode advir de avós ou entre demais responsáveis pela guarda da criança.

A identidade de uma criança se estrutura na sua relação com pai e com a mãe. Quando um genitor interfere negativamente na formação da imagem do outro para essa criança, sua personalidade passa a ficar comprometida, provocando  inseguranças, ansiedade, depressão, podendo prejudicar em seus relacionamentos no futuro.
A alienação parental, independentemente se de forma sutil ou declarada, é grave, pois afeta a formação afetiva dos filhos: dificuldade no contato com a criança, desqualificação da figura paterna ou materna, acusações falsas, pressão psicológica entre outros, procuram prejudicar, a até destruir, o vínculo afetivo dos filhos com o genitor ao qual um dos lados pretende atingir.

Desde agosto de 2010 falar mal de pai ou mãe, ou dificultar a convivência com os filhos, passou a ser considerado crime de abuso moral. A lei pune responsáveis que tentam colocar os filhos contra o ex-parceiro. A nova legislação prevê multa, acompanhamento psicológico e/ou perda da guarda da criança.


Para saber mais acesse os links:
- da Cartilha do Poder Judiciário do Mato Grosso do Sul

- de Artigo de TCC/PUC Rio Grande do Sul - Aspectos Jurídicos e Psíquicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário