A cartilha é uma ótima ferramenta pedagógica para informar e fornecer base de conhecimento sobre qualquer assunto. Tal abordagem permite apresentar o tema de forma resumida, ilustrativa e acessível aos diferentes público a serem atingidos. A forma atrativa pode ser utilizado como mais uma alternativa de material didático diversificado na intenção de dinamizar aulas, motivar as pessoas para a leitura, o debate e a pesquisa. Esse material é mais um instrumento funcional a garantir a igualdade de condições para a educação inclusiva e ecopedagógica.



Estas cartilhas estão sendo pesquisadas por alunas da PUCRS e da UFRGS contruindo uma ponte entre o saber da academia e o saber popular, através do Projeto de Pesquisa Ambientalização Social da Religião.
- Padula Ferreira, bolsista de IC sob orientação da profa. Isabel Carvalho (PPG Educação PUCRS): estou pesquisando a elaboração de cartilhas ecológicas pela Federação Afro-Umabadista e Espiritualista Rio Grande Do Sul (FAUERS). O objetivo é discutir como esta tradição religiosa está incorporando a preocupação com o meio ambiente em seus rituais e ações pedagógicas junto aos seus praticantes. Quero compreender como esta Federação dialoga com sua comunidade de adeptos, a fim de educá-los ambientalmente desde uma perspectiva ecológica construindo pontes entre seus princípios religiosos e uma ética e uma moral ecológica.
- Lucía Copelloti Guedes: O pôster foi produzido por motivo da minha apresentação no XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, destinado à divulgação, promoção e acompanhamento dos trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos por alunos de graduação da UFRGS e de outras Instituições de Ensino Superior (IES).
Na ocasião, apresentei os resultados parciais da pesquisa que estou desenvolvendo na sessão Religião e Sociedade. O objetivo da minha pesquisa é a análise das práticas de educação ambiental dos agentes afro-umbandistas e dos significados atribuídos à “Cartilha pela Natureza: porque ela é o altar de todos nós”, produzida pela FAUERS.
O meu trabalho é um desdobramento do projeto de pesquisa Ambientalização Social da Religião, coordenado pelo Professor Carlos Alberto Steil, meu orientador, em parceria com a Professora Isabel Carvalho do PPGE/PUCRS, o qual se propõe compreender como, a partir da incorporação de um idioma ecológico, a questão ambiental é apropriada e disseminada através de diversas instituições religiosas e/ou educacionais.
Fui escolhida Aluno Destaque com indicação para concorrer ao Prêmio UFRGS Jovem Pesquisador – 2011 por área do conhecimento, da sessão na qual apresentei a minha pesquisa. Para a definição do aluno que seria indicado ao prêmio a banca examinadora avaliou a contribuição do aluno para o projeto de pesquisa; a apresentação dos objetivos, da metodologia, dos resultados e das conclusões do trabalho; o domínio por parte do estudante do conteúdo do trabalho, entre outros elementos. - Os primeiros estudos de Lucía foram resumidos no pôster abaixo que apresentou no XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. (clic nele para ampliar)
A Cartilha tem a finalidade de informar e de despertar a curiosidade para a busca do conhecimento, podendo ser trabalhada em sala de aula dentro do contexto da transdisciplinaridade. A Professora Iara em Rosário do Sul é exemplo deste exercício com jovens e adultos.