sábado, 23 de julho de 2011

Percurso

Venho percorrendo uma caminhada de estudos em Ecopedagogia desde o ano 2000 pesquisando as realizações pós Eco 92 no Brasil e no Mundo as conexões entre o ecológico, a educação e o social, principalmente. Mais tarde foi se agregando, necessariamente, as questões culturais e espiritualistas.

Dentro destes estudos, no ano de 2005, organizei junto a equipe de professores em Esteio, onde atuava na época, um seminário de cinco módulos com todos os funcionários, da seguinte forma:
Ecopedagogia e a Cultura de Paz (4h)
Ecopedagogia - A Pedagogia do Cuidar (4h) (que originou este blog)
Estudos em Ecopedagogia (8h) - Agenda XXI e Transdisciplinaridade
Estudos em Ecopedagogia II(4h) - Cidadania Planetária
Estudos em Ecopedagogia III (4h) - Sustentabilidade
Foram palestras, pesquisas, estudos de casos, vivências e sistematização sob minha coordenação e orientação que resultou num CD entregue a casa funcionário no final do ano.
Em 2006 passei dos estudos e ecoações cotidianas para a concretização de ação ecopedagógica através do lançamento de uma proposta de projeto ambiental em Canoas. Tal proposta resultou de uma pesquisa de campo iniciada no ano anterior no entorno do local onde moro, a partir de um arroio. Inicialmente, em quatro educadoras, movimentamos a comunidade para apresentar propostas de conhecimento e cuidado do manancial instigadas por três razões iniciais: pela questão hídrica, por sua presença histórica na cidade e pela saúde pública.
A Proposta transformou-se no Projeto Ambiental Arroio Araçá: Nosso Rio Guri. Hoje várias são as participações neste projeto (ver blog http://arroioaraca.blogspot.com/
e album de fotos https://picasaweb.google.com/arroioaracacanoas) , é uma rede composta por pessoas ou organização de pessoas, conectadas, com vários tipos de ações e relações, que partilham o mesmo desejo de conhecer e cuidar.
Em 2007 fui convidada pela Pró-Reitoria de Graduação da ULBRA Canoas, a partir deste movimento com o projeto ambiental, para palestrar no V Encontro de Educadores. O tema era 'O Educador como mediador do processo de valorização da vida'. Neste encontro apresentei a Ecopedagogia em vários sub-temas como estudos para ampliação da visão global e o Projeto do Rio Guri como ação local.
Na mesma linha de divulgação fui painelista em 2008 no I Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-pescador - 'Integrando ações e superando desafios', (http://www.apoema.com.br/Maria%20In%C3%AAs%20Pacheco.pdf) na Unisinos em São Leopoldo, onde fui painelista. Neste mesmo ano comecei a participar da organização do Movimento Romaria das Águas, mergulhando no movimento estadual pelas águas. Contribui com a organização das cartilhas, com a ampliação das coletas d'água nas nascentes e com a construção do blog divulgando o movimento -
http://romariadasaguasguaiba.blogspot.com/.

Em 2009, pela Prefeitura de Esteio, participei do lançamento do Programa Auxílio Cidadadão, representando a Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social, organizando encontros semanais com o grupo de moradores, em Educação Popular. Organizamos ações socioambientais para promover o embelezamento da cidade.
Hoje (2011), como Educadora na Secretaria de Desenvolvimento Social e como Professora Tutora Virtual na Ulbra do Curso de Pedagogia, com as disciplinas de Ecopedagogia e Pedagogia Social, verifico a importância desses estudos e a atualidade dos saberes necessários para garantirmos o futuro que Morin e Freire contribuiram, cada um a sua maneira, apresentando através de eixos os caminhos a serem trilhados para que se pense e aja através da educação, da prevenção e do cuidado.

Maria Inês Pacheco/ Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário