- Florestas Tropicais & Clima
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As notícias podem ser acompanhadas em vários jornais, telejornais, sites e revistas.
Na primeira quinzena de janeiro de 2011 o Brasil depara-se com chuvas torrenciais, deslizamentos de terra, cheias de córregos: calamidade pública. Ao mesmo tempo outras regiões enfrentam a estiagem e, no sul, a seca coloca cidades em estado de emergência.
- para a ética de valores e nas relações;
- para tratar o ambiente como um todo, no compromisso com a qualidade do meio natural e social;
- para compreender e analizar as consequências de nossas ações, reduzindo os efeitos nocivos;
- para que possamos ir além da reutilização e da reciclagem, para reduzir o consumo, em vista de que os recursos são esgotáveis, assim como a natureza se esgota no receber nossos resíduos.
Os problemas - ambientais e sociais - que enfrentamos enquanto sociedade são locais e globais. A Ecopedagogia propõe estudo que provoque o olhar sobre este meio, propõe nosso ensino e aprendizagem sobre crescimento, consumo e reservas enquanto seres fazendo parte do todo, que interferem e sofrem as ações deste todo, com o objetivo de movimentar a ação local com visão global, na busca pelo desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento econômico e o cuidado com o meio ambiente são compatíveis, interdependentes e necessários. A alta produtividade, a tecnologia moderna e o desenvolvimento econômico podem e devem coexistir com um meio ambiente saudável (DIAS, 1994: 141).
O desenvolvimento econômico e o bem-estar do homem dependem dos recursos da terra. O desenvolvimento sustentável é simplesmente impossível se for permitido que a degradação ambiental continue (UNESCO/UNEP, 1983 apud DIAS, 1994: 143).
Esse desenvolvimento (econômico) acontece em sua plenitude na cidade, guiada pela industrialização . Pois, as cidades são os locais onde o homem produz o seu maior impacto sobre a natureza. A sua construção alteram de modo drástico os ambientes naturais onde são erguidas, criando um novo ambiente com demandas únicas, em que cada habitante, em média, consome diariamente 560 l de água, 1,8 Kg de alimentos, 8,6 Kg de combustível fóssil e produz cerca de 450 L de água servidas (sujas), 1,8 Kg de lixo e 0,9 Kg de poluentes do ar (UNESCO/UNESP, 1983 apud DIAS, 1994: 143 ).
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