domingo, 16 de janeiro de 2011

Mensagem de início de ano


...não só a flora e fauna silvestres estão ameaçados, mas nós humanos também, talvez até mais do que muitas outras espécies.... E o pior é que isso já era sabido, estava previsto e era divulgado há bastante tempo a quem se dispusesse a prestar atenção.

- Florestas Tropicais & Clima
http://www.fgaia.org.br/texts/florestas.html

‘Brasil vive a pior catástrofe natural de sua história’
As notícias podem ser acompanhadas em vários jornais, telejornais, sites e revistas.
Na primeira quinzena de janeiro de 2011 o Brasil depara-se com chuvas torrenciais, deslizamentos de terra, cheias de córregos: calamidade pública. Ao mesmo tempo outras regiões enfrentam a estiagem e, no sul, a seca coloca cidades em estado de emergência.
Fenômenos extremos com conseqüências desastrosas, independente das classes sociais.
Vamos relembrar a Carta de Belgrado (1975) que apresenta uma proposta para estruturação da educação ambiental das populações no sentido de disponibilizar o conhecimento sobre o seu ambiente natural para o agir na preservação. Temos muito o que avançar na reforma dos processos e sistemas educacionais:

- para a ética de valores e nas relações;

- para tratar o ambiente como um todo, no compromisso com a qualidade do meio natural e social;

- para compreender e analizar as consequências de nossas ações, reduzindo os efeitos nocivos;

- para que possamos ir além da reutilização e da reciclagem, para reduzir o consumo, em vista de que os recursos são esgotáveis, assim como a natureza se esgota no receber nossos resíduos.

Os problemas - ambientais e sociais - que enfrentamos enquanto sociedade são locais e globais. A Ecopedagogia propõe estudo que provoque o olhar sobre este meio, propõe nosso ensino e aprendizagem sobre crescimento, consumo e reservas enquanto seres fazendo parte do todo, que interferem e sofrem as ações deste todo, com o objetivo de movimentar a ação local com visão global, na busca pelo desenvolvimento sustentável.


O desenvolvimento econômico e o cuidado com o meio ambiente são compatíveis, interdependentes e necessários. A alta produtividade, a tecnologia moderna e o desenvolvimento econômico podem e devem coexistir com um meio ambiente saudável (DIAS, 1994: 141).

O desenvolvimento econômico e o bem-estar do homem dependem dos recursos da terra. O desenvolvimento sustentável é simplesmente impossível se for permitido que a degradação ambiental continue (UNESCO/UNEP, 1983 apud DIAS, 1994: 143).

Esse desenvolvimento (econômico) acontece em sua plenitude na cidade, guiada pela industrialização . Pois, as cidades são os locais onde o homem produz o seu maior impacto sobre a natureza. A sua construção alteram de modo drástico os ambientes naturais onde são erguidas, criando um novo ambiente com demandas únicas, em que cada habitante, em média, consome diariamente 560 l de água, 1,8 Kg de alimentos, 8,6 Kg de combustível fóssil e produz cerca de 450 L de água servidas (sujas), 1,8 Kg de lixo e 0,9 Kg de poluentes do ar (UNESCO/UNESP, 1983 apud DIAS, 1994: 143 ).

http://cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_42/aprendendo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário