O 4º ítem da Carta da Ecopedagogia (UNESCO – 1999) nos faz refletir sobre a necessária relação harmônica com a natureza como uma "opção de vida por uma relação saudável e equilibrada com o contexto, consigo mesmo, com os outros, com o ambiente mais próximo e com os demais ambientes”.
Não é possível viver feliz em meio a banalizada destruição da vida, em todas a suas manifestações, por pequenas ações.
Como é possível viver feliz rodeado de pessoas vivendo em condições indignas e sub-humanas?
Como querer felicidade rodeado de violência produzida pela exclusão social, pela discriminação, pela degradação?
Não é possível viver feliz em meio a banalizada destruição da vida, em todas a suas manifestações, por pequenas ações.
Como é possível viver feliz rodeado de pessoas vivendo em condições indignas e sub-humanas?
Como querer felicidade rodeado de violência produzida pela exclusão social, pela discriminação, pela degradação?
Qual o sentido da vida neste contexto?
A ecopedagogia nasceu da educação problematizadora de Paulo Freire, na qual se pergunta sobre o sentido da aprendizagem.
É preciso refletir sobre tudo isso e modificar nossas consciências e, conseqüentemente nossas atitudes.
Os quatro pilares da educação para o século 21 nos dá o rumo:
A ecopedagogia nasceu da educação problematizadora de Paulo Freire, na qual se pergunta sobre o sentido da aprendizagem.
É preciso refletir sobre tudo isso e modificar nossas consciências e, conseqüentemente nossas atitudes.
Os quatro pilares da educação para o século 21 nos dá o rumo:
É preciso (re)Aprender
a Fazer;
a Aprender;
a Aprender;
a Ser;
a Conviver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário