domingo, 9 de novembro de 2025

2025 pela Ecologia Integral - Da Laudato'Si, á Campanha da Fraternidade, à COP 30.

Em 2025, ás vésperas do ano de 2030, os desafios ambientais e sociais persistem e se avolumam provocando ações urgentes para soluções e/ou mitigações.

 Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como necessidade de ações urgentes estão chegando ao seu prazo final exigindo mais e mais cuidados, envolvimento e cooperação para serem atingidos.

https://movsocial.org/2025/01/03/desafios-do-meio-ambiente-para-o-ano-de-2025/


Laudato'si significa "Louvado Sejas" em latim e é o título da segunda encíclica do Papa Francisco lançada em 2015, como um apelo à humanidade para o cuidado com o planeta Terra, a nossa "casa comum", criticando o consumismo e o desenvolvimento irresponsável.

 Tudo está conectado": a degradação ambiental e a crise social estão interligadas e que o ser humano faz parte da natureza, não está separado dela, e como guardiões da criação, com uma responsabilidade moral sobre ela. 

https://laudatosimovement.org/pt/news/o-melhor-resumo-da-laudato-si/


A Campanha da Fraternidade 2025, com o tema "Fraternidade e Ecologia Integral" é um chamado para a conversão ecológica no cuidado com a Casa Comum, o Planeta, e para o combate a crise socioambiental através de mudanças de hábitos, denúncia de crimes ambientais, exigência de políticas públicas de prevenção e proteção, em ações concretas integrando fé, justiça social e proteção ambiental.

https://www.cnbb.org.br/campanha-da-fraternidade-2025-conheca-o-tema-a-identidade-visual-e-a-oracao/



A COP 30 marcado para novembro de 2025 em Belém do Pará é um marco importante para o cuidado socioambiental com debates entre lideranças para lidarem com os diversos eventos climáticos que estão cada vez mais se impondo. As discussões e negociações intergovernamentais que acontecem na Conferência das Partes (COP) da ONU Mudança Climática nasceram a partir da ECO 92, que ocorreu no ano de 1992, também aqui no Brasil, no Rio de Janeiro. A partir de então os desafios se intensificaram chegando a crise atual.

https://cop30.br/pt-br

https://www.gov.br/planalto/pt-br/agenda-internacional/missoes-internacionais/cop28/cop-30-no-brasil



2024 - Um ano de necessária resiliência no Rio Grande do Sul

O ano de 2024 ficou marcado como a maior tragédia ambiental do Estado. Alertas para os cuidados necessários com crescimento urbano desordenado e com a redução de áreas naturais, nos últimos 30 anos, não foram suficientes para prevenir o evento. 

Fica aqui marcado e registrado um ano que não houve publicação neste blog pelas necessárias ações resilientes que estivemos voltados no RS.


Imagem de Canoas/RS


https://pt.wikipedia.org/wiki/Enchentes_no_Rio_Grande_do_Sul_em_2024


https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sul/rs/alagamentos-destruicao-e-183-mortes-relembre-a-tragedia-das-chuvas-no-rs-que-marcou-2024/


https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/noticias-e-eventos/noticias/estudo-aponta-que-enchentes-de-2024-foram-maior-desastre-natural-da-historia-do-rs-e-sugere-caminhos-para-futuro-com-eventos-extremos-mais-frequentes


https://sosenchentes.rs.gov.br/situacao-nos-municipios


https://cop30.br/pt-br/noticias-da-cop30/enchentes-no-rio-grande-do-sul-escancararam-a-crise-do-clima


https://www.ibge.gov.br/peers/


https://arroioaraca.blogspot.com/2024/06/um-maio-que-nao-esqueceremos.html


https://arroioaraca.blogspot.com/2024/06/canoas-questoes-ambientais-naturais.html