A palavra CUIDAR é utilizada no ponto de vista deste blog para indicar uma ação importante e necessária, no nosso dia a dia, em todas as formas de relação no ambiente. Esta escolha é para destacar o necessário cuidado com o seu antônimo, que muito está a acontecer. São eles: descuidar, negligenciar, desleixar, desprezar, relaxar, despreocupar, desatender, postergar, desalinhar, desarranjar, desmantelar, deszelar, desaprimorar...
Como está nossa AÇÃO no atual contexto?
A Educação Ambiental visa desenvolver de forma integrada e integral a percepção do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, considerando os diversos aspectos a que está sujeito. (Lei 9795/99).
E o Descuido Ambiental é uma problemática social e ambiental.
Infelizmente este vídeo não é somente um inocente desenho animado para sensibilização. Vejamos a realidade abaixo.
Nossa produção de resíduos cada dia aumenta mais e, enredada no contexto local, provoca uma série de necessidades, todas elas voltadas para a sustentabilidade.
O descarte de maneira adequada se torna cada vez mais imprescindível, pois, se o material for dispensado de forma inconsequente, se transforma em lixo causando enormes impactos sociais e ambientais.
O exemplo acima mostra uma triste realidade que causa diversas e sérias consequências para a vida num todo.
Os resíduos secos e orgânicos misturados se transformam em contaminantes.
Por isso é MUITO IMPORTANTE e URGENTE que materiais sejam separados lá no seu início de uso e consumo. O que sobra deve ser acertadamente encaminhado para destinos corretos e diferenciados. O caminhão da reciclagem encaminha para cooperativas de trabalho, e, o caminhão do lixo, irá levar o que restou para um aterro sanitário.
Espera-se que, cada vez mais, este último tenha seu percentual reduzido de movimentação para a saúde do Planeta, num todo.
Espera-se que, cada vez mais, este último tenha seu percentual reduzido de movimentação para a saúde do Planeta, num todo.
Vejamos abaixo a separação de alguns materiais:
A qualidade da água que bebemos, do alimento que consumimos, do ar que respiramos, do espaço que circulamos, está diretamente ligada a forma como estabelecemos nossa relação com o ambiente, o qual todos somos responsáveis.
Não podemos ser inconsequentes.
Não podemos ser inconsequentes.
(imagens retiradas da internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário